quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Seminário discute o consumo da informação na internet


Novas perspectivas de consumo da informação na contemporaneidade: direitos autorais, interatividade, jornalismo na web, novo fazer jornalístico foram temas abordados ontem no seminário que aconteceu no auditório Zélia Gatai nas Faculdades Jorge Amado, na paralela. Mais de noventa alunos dos cursos de jornalismo, publicidade e rádio, além de professores das FJA e convidados especiais estiveram presente no evento que foi iniciado ás sete horas da noite por José Eugênio Barreto presidente da associação mantenedora da FJA.
Alex Fernando Primo, professor do programa de pós- graduação em comunicação e informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), deu início a palestra falando sobre interação mediada por comutador. Logo em seguida se pronunciou o professor de propriedade intelectual a graduação e pós-graduação da FGV Direito Rio, Antonio Cabral, discutindo Autor Coletivo e Direitos Autorais. Esteve também como ocupante da mesa de discussão Marcos Palacios, integrante do corpo docente da Universidade Federal da Bahia, falando sobre Multivocalidade, Participação e Jornalismo na Web: o lugar dos profissionais.
Primo mostrou a discussão sobre conversação em blogs, a opinião dos blogueiros em relação a propagandas contra quem possui e alimenta essa ferramenta. “Porque não falar do banal nos blogs, se o banal da visibilidade a eles? Blog é individual, porém, sua discussão é externa, para todos. O importante é cobrar credibilidade no que são sérios”, falou Primo. Ele também classifica os blogs em três definições: blog/programa, blog/espaço e blog/texto. A demarcação de blog espaço se destaca por não apenas analisar o aspecto de conteúdo e nem tecnologia e sim o olhar, o aspecto e a forma das relações.
Blog é utilizado no mundo inteiro pelas pessoas que gostam de navegar no mundo da internet. É um serviço do sistema que possibilita o usuário expor sua vida, seus pensamentos, publicando textos, fotos e mídias e atualizando a todo instante através de uma página criada pelo próprio consumidor que pode ser acessada por qualquer outro usuário da internet. Existem vários sites que disponibilizam esse serviço como o Blogger, IG e UOL.
Na palestra sobre direitos autorais Cabral afirma que hoje o acesso ao conhecimento está mais fácil do que alguns anos atrás. “Hoje em dia todos tem acesso a qualquer conteúdo cultural sem precisar pedir autorização para um compositor, artista”, Cabral. Ele mostrou também como os meios de comunicação hoje driblam a crise da indústria editorial através de publicações gratuitas dos jornais na internet e que o jornalismo cidadão é uma forma do público ser um consumidor e ao mesmo tempo ser um “jornalista”. “Existem sites como Overmundo em que qualquer cidadão pode postar um evento que está promovendo, fazer propagandas de shows”, Antonio Cabral.
CEI- O seminário foi realizado pelas Faculdades Jorge Amado, o grupo A Tarde e o projeto Centro de Excelência da Informação, (CEI), parceria das instituições ditas acima que tem suas ações orientadas á produção de conhecimento: articulações com atores envolvidos em atividades de ciências, informação e tecnologia e a publicização do conhecimento, promovendo alterações de vanguarda nos processos de comunicação. O diretor executivo de A Tarde, Sylvio Simões, também presente no evento,disse que o objetivo do projeto é trazer o que há de mais importante nas discussões sobre tecnologia e informação. "Com a ajuda das maiores inteligências nessa área devemos realizar um seminário internacional e elaborar um curso de graduação", Simões.

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