segunda-feira, 8 de outubro de 2007

40 anos sem Che


A certo quarenta anos atrás morre um homem que revolucionou o mundo com suas idéias socialistas. Nascido em 14 de junho de 1928 na Argentina, Ernesto Guevara de la Serna mais conhecido como Che Guevara antes de completar o curso de medicina, percorreu junto com seu melhor amigo Alberto Granado, 10.000 km da América do Sul em uma moto Norton 500, apelidada de 'La Poderosa'. Os oito meses dessa viagem marcam a ruptura de Guevara com os laços nacionalistas e dela se origina um diário.
O lado negro do guerrilheiro está sendo mostrado em bibliografias baseadas em depoimentos de pessoas que conviveram com ele. Um das bibliografias foi escrita pelo americano Jon Lee Anderson que retrata o guerrilheiro como um homem egocêntrico e arrogante.
É a ida para a Guatemala que propicia uma guinada definitiva em sua vida. Che Guevara foi fundamental para a revolução cubana por se tornar um comandante obstinado e extremamente agressivo nas batalhas. Logo após a queda do governo do ditador Fulgêncio Batista, Fidel Castro assume o governo cubano e Che é indicado para o comando do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INRA) e o Banco Nacional. Nesse período a relação dos Estados Unidos com Cuba fica tensa, pois, Fidel diminui o domínio norte – americano no país.
Logo depois de ter passado também pela direção do Ministério das Indústrias, o guerrilheiro vai para África. Em 1967 após sua derrota na Bolívia, Che Guevara é executado com rajadas de balas e seu corpo foi enterrado anonimamente.