sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Aumenta caso de Aids em meninas

Pesquisa feita com 7,5 mil alunos, entre 13 e 16 anos em São Paulo, revela que os jovens nunca foram tão bem informados sobre sexo, mas que na prática a teoria se perde. Começam a vida sexual usando camisinha mais com o tempo relaxam e se descuidam. Em conseqüência da negligência, houve um aumento do índice de casos de Aids, principalmente entre meninas. Sífilis e HPV também fazem parte do quadro de doenças que mais infectam as pessoas e o índice continua aumentando no Brasil. Mais não só as doenças que estão revirando a cabeça dos jovens. A gravidez, não menos importante, cresce entre adolescentes, apesar de haver vários meios de informação sobre o assunto.
O médico infectologista do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA, da Secretaria Municipal de Saúde, José Natan Macedo diz que quem mais procura o Centro de Testagem são mulheres grávidas que realizam o exame do pré-natal exigido pelo Ministério Público. O exame deve ser feito antes da gravidez, no entanto, se isso não acontecer a mesma deve fazê-lo até o 4º mês de gestação, e se tiver contraído a Aids inicia imediatamente o uso da medicação adequada. Por isso a importância de fazer exames no mínimo a cada seis meses e antes de iniciar a vida sexual.
Ainda falando sobre a pesquisa 75% dos jovens usam camisinha na primeira relação, mas alguns grupos usam menos camisinha. Os jovens que são muito tímidos e jovens que também estão muito ansiosos acabam usando menos a camisinha. Especialista diz que a falta de diálogo em casa dificulta a situação e a relação entre pais e filhos. Os pais não têm interesse em querer e saber ouvir o que os adolescentes têm a dizer.
Em relação a namoro, de acordo com a UNESCO, 27% dos pais acham que o melhor seria se os filhos passassem a noite com os respectivos namorados (as)em casa, à ter que correr risco de vida em outros lugares os quais os pais não têm conhecimento.

Nenhum comentário: